Assistência Social repassa alimentos da agricultura familiar às famílias carentes por meio da Empaer e PAA

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Semanalmente famílias atendidas pelas políticas públicas sociais em Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) recebem um kit de hortaliças e frutas, repassadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Seads). Os produtos são de origem da agricultura familiar do próprio município e atende cerca de 60 beneficiados. A ação é desenvolvida pela Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER) por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O PAA é uma iniciativa do Governo Federal que, em parceria com estados e municípios, realiza a inclusão produtiva de famílias rurais. Responsável pela compra do produto do agricultor por meio de edital e cadastro, a Empaer repassa à Assistência Social. Os kits variam entre alface, rúcula, cenoura, brócolis, beterraba, maracujá, limão, banana entre outros itens.

“No início da pandemia o prefeito Gustavo Melo desenvolveu programa parecido, visto as atividades terem sido afetadas pela pandemia, onde o objetivo era comprar de quem produz para doar a quem mais precisa. Hoje o município conta com essa parceria e a população carente é a maior beneficiada”, comenta a primeira dama e secretária de Assistência Social, Priscila Dourado.

Ao oferecer produtos de qualidade, a estencionista da Empaer Fernanda de Castro Rodrigues, fala que a ação além de contribuir com as famílias fortalece a agricultura familiar. “É uma forma de auxílio quando os produtores não possuem uma outra opção de venda”, diz.

Roseli Sauressig Scherer trabalha há 15 anos com agricultura familiar sendo a primeira vez em que fornece alimentos para um programa social. “Isso é ótimo! Saber que os meus produtos são destinados para quem precisa é gratificante. É um pouco do meu trabalho e da minha família ajudando o próximo”, elogia a iniciativa.

A entrega acontece toda quarta-feira pela Empaer e repassadas nas residências das famílias atendias pela Seads.